Skip to main content

A automação comercial está atingindo um novo patamar no Brasil. Antes acessível somente a setores industriais do nosso mercado, a tecnologia agora chega com força total às pequenas e médias empresas. Continue lendo para conhecer alguns dos casos de uso úteis e exemplos que podem automatizar os processos da sua empresa.

O que é a automação comercial?

A automação comercial é um sistema geralmente implementado para controlar vários aspectos de um negócio como coleta de dados, fluxo de caixa, gestão empresarial, processo de vendas, controle de estoque, atendimento ou até mesmo emissão de nota fiscal, antes realizados somente através de operações manuais.

Ao invés de controlar cada um destes componentes individualmente, a automação os combina em um sistema facilmente gerenciado. Tudo funcionando em uníssono, o que, por sua vez, auxilia a redução de custos nas operações diárias.

Automação comercial é para a minha empresa?

Empresas adotam sistemas de automação comercial por diversas razões. Veja se alguma das utilizações abaixo podem ser aplicadas à sua empresa:

Gerenciamento de energia
Com que frequência as luzes permanecem acesas em ambientes não utilizados?

Você acredita que eletrônicos, como monitores ou projetores, são deixados com frequência ligados da noite para o dia?

A automação comercial pode ser uma grande aliada no monitoramento do uso e economia de energia. Sensores de movimento em banheiros e salas de reunião podem fazer com que luzes se apaguem ou diminuam se não houver ninguém na área. Um sensor de gerenciamento de energia pode até desligar todos os dispositivos no final de um dia útil.

Alta tecnologia
As aparências importam. Se você está conduzindo uma reunião com um cliente ou membro importante da diretoria, levá-los para uma sala de reuniões com tecnologia defasada, cabos desordenados ou dispositivos que não funcionam de maneira confiável pode não causar uma boa impressão. Ao invés disso, porque não levá-los para uma área de reunião elegante e bem projetada que, com o pressionar de um botão, se transforma diante de você no ambiente perfeito para uma apresentação.

Produtividade simplificada
Seus funcionários provavelmente interagem com a tecnologia regularmente. Veja uma academia, por exemplo. No início do dia, os funcionários precisam percorrer o edifício ligando cada televisão, ajustando o canal e volume mais adequado, acendendo as luzes, regulando equipamentos etc.

Na sala de reuniões de uma empresa, talvez seja necessário designar um funcionário para preparação do sistema de reunião com quinze minutos de antecedência. Porém, com um sistema de automação, você pode substituir todas essas tarefas manuais com o pressionar de um botão. Tudo está programado para funcionar perfeitamente, devolvendo mais tempo todos os dias para as tarefas de outros funcionários.

Mais segurança
Segurança e automação geralmente andam de mãos dadas. Você pode criar um sistema de segurança robusto que proteja os bens e informações de sua empresa em todas as áreas: ataques à rede, tentativas de invasão física etc. De câmeras de vigilância a holofotes automáticos e fechaduras inteligentes, é possível projetar um sistema que atenda às suas necessidades comerciais.

Atmosfera melhorada
Se você possui um negócio que atende diretamente a clientes, como consultório médico, restaurante ou loja de varejo, sabe como é importante criar a atmosfera certa. Seu sistema de automação pode incluir sinalização digital, por exemplo, exibindo suas melhores ofertas do dia, um sistema de som comercial com várias zonas para um áudio suave em todas as áreas, luzes e tons programados que mantêm sua empresa na iluminação adequada e muito mais!

Custo-benefício

Os casos de uso listados acima destacam as várias maneiras pelas quais o seu negócio pode se beneficiar da automação comercial.

A Energystar.gov – responsável pelo padrão internacional de consumo eficiente de energia elétrica – estima que empresas do mundo inteiro desperdiçam uma média de 30% de energia anualmente. Como cálculo básico, imagine o quanto você economizaria se a conta de energia da sua empresa alcançasse uma economia de 30% a cada mês. Isso sem levar em consideração qualquer desconto fiscal que você poderia obter com a implementação de tecnologias de economia de energia.

Imagine também algumas dezenas de minutos adicionais ao tempo produtivo dos seus colaboradores. Acrescente agora os ganhos sensoriais de uma atmosfera segura e otimizada que o ambiente pode oferecer aos seus clientes. Percebe como os benefícios são quase incalculáveis? “Quase”, mas não impossível e gostaríamos de ajudá-lo a mensurar.

Se você está interessado em desenvolver um sistema de automação comercial adaptado exclusivamente às necessidades da sua empresa, não perca mais tempo! Solicite um contato da nossa equipe para que possamos discutir as possibilidades para a sua empresa.

Leave a Reply