Política de Privacidade e Cookies

Conheça a forma como tratamos os dados pessoais e seus direitos como titular, na forma da legislação vigente.

Bem-vindo, visitante! 

A seguir, você terá acesso à Política de Privacidade da SEGURANÇA E MONITORAMENTO IGR – LTDA, sociedade empresária limitada, inscrita no CNPJ sob n° 29.056.829/0001-98, que recebe notificações na Avenida Canadá, 160, Jardim Canadá – Nova Lima (MG), CEP: 34007-654, ou no endereço eletrônico contato@segmo.com.br.

Se você possuir qualquer dúvida, estamos à disposição para esclarecê-la, diretamente ou por meio de nosso encarregado pelo tratamento de dados pessoais:

Samuel Gonçalves Silva, brasileiro, administrador de redes, endereço eletrônico: samuel.silva@minascopy.com.br.

O que faz o encarregado pelo tratamento de dados pessoais?

O encarregado, ou DPO, é o responsável pela gestão de dados pessoais em determinada organização. Comunica com titulares de dados pessoais, recebe comunicações da ANPD e orienta os colaboradores sobre diretrizes internas no tratamento de dados.

1 – Quais dados coletamos e para quê os utilizamos?

Tenha conhecimento sobre os principais pontos de coleta e tratamento de dados pessoais, bem como as finalidades e bases legais associadas.

Para começar, vamos ao conceito de dado pessoal.

Dado pessoal, nos termos da Lei nº. 13.709/2018, é toda informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável.

Buscando ser transparente com você, titular de dados pessoais, listamos as principais atividades de tratamento associadas a cada uma das funções de nosso website:

Contatar a Segmo por meio de um formulário on-line

Dados pessoais tratados: Número de telefone, e-mail, nome, logradouro e número da residência.

Fundamento legal: art. 7º, incisos I e V, da Lei nº 13.709/2018.

Acessar a Área do Cliente

Dados pessoais tratados: Login e senha pessoal.

Fundamento legal: art. 7º, inciso I, da Lei nº 13.709/2018.

Caso você seja um de nossos clientes, é provável que tratemos outros dados pessoais seus, de forma a atendê-lo como você precisa.

Vale lembrar que tratamos o sigilo de seus dados com muita rigidez. Não compartilharemos seus dados pessoais com terceiros, salvo nas hipóteses listadas no item “compartilhamento com terceiros”.

2 – Regras da empresa no tratamento e compartilhamento de dados

Saiba como seus dados são tratados internamente e em quais hipóteses podemos compartilhá-los com terceiros.

Possuímos algumas diretrizes para o tratamento de seus dados pessoais, de modo a mitigar riscos e mantê-los em segurança.

Compartilhamento com terceiros

Compartilhamos dados pessoais para alcançar o objetivo para o qual eles foram coletados. Nesse caso, existe um comportamento ativo do cliente que indica seu desejo de que os dados sejam utilizados dessa forma. Ainda, é possível que nos exijam que seus dados sejam compartilhados, o que faremos após te informar. São as hipóteses de compartilhamento:

Dados utilizados na prestação de serviços

Destinatários do compartilhamento: órgãos jurisdicionais e administrativos, empresas parceiras.

Dados pessoais dos clientes

Destinatários do compartilhamento: órgãos jurisdicionais e administrativos, bem como empresas parceiras, para fins de cumprimento de contrato ou oferecimento de produtos e serviços.

Qualquer dado pessoal

Por determinação normativa ou judicial, todos os dados pessoais estão sujeitos a compartilhamento ou transferência.

Período de armazenamento de dados pessoais

Para definição do prazo de eliminação de determinado dado pessoal, levamos em conta vários fatores. Primeiramente, se a finalidade pela qual o dado foi coletado foi alcançada ou deixou de ser desejada pelo cliente. Nesse caso, é possível que o dado seja eliminado, já que não arquivamos dados pessoais sem necessidade.

Todavia, nos reservamos o direito de preservar os dados pessoais presentes em determinados documentos em virtude de obrigação legal ou para exercício regular de direito.

+ Exemplo de obrigação legal: a Receita Federal do Brasil pode solicitar prestação de contas de até 5 anos anteriores (Lei 5.172/66, art. 173); dessa forma, precisamos preservar contratos, que podem ter dados pessoais, por 5 anos, mesmo após o término da relação que deu causa ao contrato.

+ Exemplo de exercício regular de direito: é possível que determinado fornecedor ajuíze uma ação de cobrança por suposto inadimplemento; por essa razão, de forma a resguardar os direitos subjetivos da empresa, precisamos conservar recibos de pagamento durante todo o prazo prescricional da ação de cobrança.

Minimização de dados pessoais

Sempre solicitaremos a menor quantidade possível de dados pessoais para alcançarmos o objetivo desejado. Entendemos que não devemos coletar ou armazenar dados pessoais para além da estrita necessidade do serviço.

Fatores de segurança no armazenamento de dados pessoais

Para garantir a integridade dos dados pessoais armazenados e prevenir acidentes relacionados ao vazamento de dados, adotamos, dentre outras, as seguintes medidas de segurança:

+ As senhas de acesso a repositórios de documentos contêm números, caracteres especiais, letras minúsculas e maiúsculas; 

+ Os repositórios virtuais possuem verificação de dois fatores ativada;

+ Apenas utilizamos sistemas de empresas líderes de mercado no serviço de armazenagem e segurança da informação;

+ Nosso website, assim como todos os nossos provedores de serviços, é protegido por certificação SSL;

+ Segmentamos o acesso aos dados dos clientes apenas aos colaboradores que atuam no caso;

+ Os dados pessoais mais sensíveis, como aqueles relacionados à saúde ou à vida financeira do indivíduo, são armazenados de forma especial e tratados apenas nas hipóteses essenciais.

3 – Cookies

Entenda o que são cookies e por que utilizamos essas ferramentas para melhorar sua experiência de navegação.

Em primeiro lugar, é importante saber o que são cookies e para que essas ferramentas são utilizadas.

O que são cookies?

Cookies são pequenos arquivos enviados por um site ao navegador do usuário. Eles possuem diversas utilidades, como a adequação do site ao dispositivo que o acessa, memorização de logins de acesso e contagem de recorrência das sessões de um dispositivo em nosso site. 

A Segmo utiliza cookies, próprios e de terceiros, em seu website, com o objetivo de melhorar a experiência de usuário e coletar dados estatísticos sobre a experiência de navegação dos visitantes.

Os cookies podem ser desabilitados pelo usuário por meio do aviso de consentimento exibido ao acessar nosso site. Por meio dele, o usuário poderá personalizar quais tipos de cookies deseja habilitar, desativando aqueles que não desejar.

Além disso, você também pode ativar ou desabilitar cookies diretamente por meio de seu navegador. Os principais softwares do mercado oferecem esse tipo de funcionalidade. Para saber mais, selecione o navegador que está utilizando:

Por que utilizamos cookies?

Utilizamos cookies para melhorar a experiência dos usuários e obter dados necessários para aprimorar a qualidade dos serviços ao longo do tempo. 


Por exemplo, os “cookies de sessão” permitem o adequado funcionamento da plataforma em todos os navegadores. Além disso, utilizamos cookies que armazenam informações sobre sua experiência na plataforma na memória do seu computador, trazendo facilidade em futuros acessos. Assim, no futuro, você pode acessar novamente nosso website sem a necessidade de fazer o download de todos os elementos do zero.

Alguns cookies também trazem informações importantes para que possamos monitorar, estatisticamente, a experiência dos visitantes no site, tais como o tempo médio de sessão, as páginas e funções mais visitadas, o engajamento dos visitantes, entre outras. Com isso, podemos melhorar continuamente nossos serviços. 

4 – Seus direitos como titular de dados pessoais

Saiba quais são seus direitos como titular de dados pessoais e como exercê-los.

Segundo a Lei nº 13.709/2018, os titulares de dados pessoais poderão exercer, a qualquer tempo, mediante requisição, os seguintes direitos, sem prejuízo de outros que lhes sejam assegurados:

Confirmação da existência do tratamento. Podemos confirmar se tratamos algum dado pessoal seu.

Acesso aos dados pessoais tratados. Podemos informais quais dados pessoais seus estão sendo tratados, e de que forma.

Retificação de dados pessoais. Podemos corrigir ou atualizar algum dado pessoal que esteja incorreto, inexato ou defasado.

Revogação de consentimento. Podemos interromper o tratamento de alguns ou de todos os dados pessoais que estejam sendo tratados com base no consentimento do titular.

Portabilidade de dados pessoais. Podemos migrar os dados pessoais tratados para outras instituições ou provedores de serviços.

Eliminação de dados pessoais. Podemos destruir ou eliminar dados pessoais que tenham sido tratados com base no consentimento do titular.

Reclamação sobre o tratamento de dados pessoais. Você poderá reclamar sobre o tratamento irregular, excessivo ou desnecessário de dados pessoais, solicitando sua exclusão, anonimização ou bloqueio.

Informações sobre o uso de dados. Você pode solicitar informações sobre o tratamento de seus dados, tais como os nomes das instituições com as quais estes foram compartilhados, a possibilidade de não oferecer consentimento para o tratamento e as consequências da negativa, entre outras.

Na Segmo, você pode exercer quaisquer desses direitos entrando em contato com o encarregado de proteção de dados pessoais ou por meio do formulário a seguir: